Banner da zona
        English Version
[Centros Ciência Viva]
   
 

Centros Ciência Viva


Os Centros Ciência Viva são espaços interactivos de divulgação científica e tecnológica distribuídos pelo território nacional, funcionando como plataformas de desenvolvimento regional - científico, cultural e económico - através da dinamização dos actores regionais mais activos nestas áreas.

Mapa Rede Centros

Rede de Centros Ciência Viva

 

[ Portal da Rede Nacional de Centros Ciência Viva ]

Os Centros Ciência Viva têm como principal objectivo a divulgação da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa.

Representam a moderna museologia da ciência e são espaços dinâmicos de conhecimento e lazer, onde se estimula a curiosidade científica e o desejo de aprender.

www.centroscienciaviva.pt

 

Logo CCV do Lousal

[ Centro Ciência Viva do Lousal ]

No Centro Ciência Viva do Lousal convidamo-lo a viajar no tempo e a recuar à época em que a mina do Lousal se encontrava activa, onde minérios formados há milhões de anos foram explorados por milhares de mineiros que ali cultivaram os seus anseios, viveram os seus amores, viram os seus filhos crescer, cuidaram dos seus idosos. Hoje é de novo futuro, terra re-inventada pela vontade de muitos e sustentada pelo mais rico dos minérios: o Conhecimento.

http://www.lousal.cienciaviva.pt

Logo CCV Rómulo de Carvalho

[ Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho ]

O Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho é um Centro Ciência que funciona na Universidade de Coimbra (no edifício do Departamento de Física) com características de centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica. inclui a actual Biblioteca Rómulo de Carvalho, do Departamento de Física daquela Universidade, com uma forte componente multimédia em todas as áreas da ciência, e o portal na Internet “Mocho” (http://www.mocho.pt), actualmente gerido pelo Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra. O Centro Rómulo de Carvalho dá apoio, como moderno centro de recursos e numa base essencialmente virtual, à rede de centros Ciência Viva do país, às escolas e ao público em geral. Os objectivos do Centro são, como os dos outros centros, contribuir para o alargamento da cultura científica e tecnológica nacional, atraindo e mantendo mais jovens para a ciência.

http://nautilus.fis.uc.pt/rc/

 

Logo CCV Lagos

[ Centro Ciência Viva de Lagos ]

Inaugurado em Janeiro de 2009, o Centro Ciência Viva de Lagos é uma iniciativa da Ciência Viva com a autarquia de Lagos e a Universidade do Algarve. A sua exposição permanente, “Do Astrolábio ao GPS”, faz a ponte entre as descobertas do passado e do presente no domínio das comunicações focando três áreas temáticas: “Instrumentos de orientação e de navegação”, “A vida a bordo” e “Comunicar”. Palestras, observações astronómicas e oficinas experimentais farão parte da programação habitual desta casa de ciência albergada num antigo solar setecentista na zona ribeirinha da cidade.

Noutras ocasiões cabe à ciência sair de portas: dentre as saídas de campo, destaque para as visitas guiadas que o Centro Ciência Viva de Lagos promove à Caravela "Boa Esperança", uma réplica da caravela utilizada por Bartolomeu Dias na sua viagem ao Cabo das Tormentas, e durante as quais decorrem actividades relacionadas com a vida a bordo e a navegação no tempo dos Descobrimentos.

www.lagos.cienciaviva.pt

 

Logo CCV Alviela

[ Centro Ciência Viva do Alviela]

Localizado na fronteira entre a Estremadura e o Ribatejo, o CARSOSCÓPIO – Centro Ciência Viva do Alviela proporciona aos seus visitantes, através da alta tecnologia, uma aventura empolgante que desce às profundezas da terra em busca das origens da nascente do Alviela, percorre as estações do ano revelando a influência destas na constituição de uma das maiores reservas de água doce do país e explora os refúgios ocultos dos morcegos cavernícolas, que têm nesta zona um dos seus habitats de eleição.

www.alviela.cienciaviva.pt

 

logotipo CCV Proença a Nova

[ Centro Ciência Viva de Proença a Nova]

O centro Ciência Viva da Floresta , em Proença-a-Nova, é uma iniciativa da Ciência Viva e da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, com a colaboração do Instituto Pedro Nunes.

www.floresta.cienciaviva.pt

 

logotipo CCV Sintra

[ Centro Ciência Viva de Bragança ]

Alguma vez pensou no impacto ambiental que as suas acções têm no planeta – os transportes que utiliza, a escolha dos produtos que compra no supermercado, os hábitos energéticos em casa e no local de trabalho? No Centro Ciência Viva de Bragança poderá descobrir como o mundo da energia e do ambiente é uma presença constante no nosso dia-a-dia.

[ Catálogo de Fotografias ]

www.braganca.cienciaviva.pt

 

logotipo CCV Sintra

[ Centro Ciência Viva de Sintra ]

O Centro Ciência Viva de Sintra é um espaço de divulgação da ciência e da tecnologia, instalado no antigo edifício da Garagem dos Eléctricos. Este centro interactivo está integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva e convida os visitantes de todas as idades a conhecer melhor o corpo humano e o mundo à sua volta.

http://sintra.cienciaviva.pt

 

[ Planetário Calouste Gulbenkian
Centro Ciência Viva ]

As estrelas brilham mais no Planetário Calouste Gulbenkian, agora Centro Ciência Viva. Desde 19 de Julho de 2005, o Planetário conta com um novo sistema astronómico de projecção que permite ao público uma experiência única de simulação do céu nocturno. Estudantes, educadores e a população em geral podem assim continuar a contar com o Planetário, que tem vindo a mostrar o céu a várias gerações de portugueses, divulgando a Astronomia com rigor e competência.

O Planetário Calouste Gulbenkian – Ciência Viva integra a Rede de Centros Ciência Viva que abrange todo o país e resulta de uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Marinha Portuguesa, com o apoio do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

http://planetario.marinha.pt/

 

CCV Estremoz

[ Centro Ciência Viva de Estremoz ]

O Centro Ciência Viva de Estremoz para a divulgação da ciência e da tecnologia, em especial das Geociências, abriu as suas portas no Convento das Maltezas no dia 27 de Maio 2005.

Neste Centro, subordinado ao tema Terra; um planeta dinâmico, cerca de 70 módulos científicos permitem ao visitante compreender a complexa relação entre os processos geológicos activos no nosso Planeta. Assistir a uma erupção num vulcão de 4 metros de altura e conduzir uma bicicleta solar são apenas alguns dos desafios que irá encontrar. E tudo isto na presença da única réplica de um esqueleto de um Tyrannosaurus rex existente em Portugal.

O Centro Ciência Viva de Estremoz resulta de uma iniciativa conjunta da Ciência Viva, da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

www.estremoz.cienciaviva.pt

 

Logo CCV Tavira [ Centro Ciência Viva de Tavira ]

A água e a energia são os temas fundamentais deste Centro Ciência Viva.
Experimentar quanto custa acender uma lâmpada com o trabalho dos nossos músculos, verificar como o caudal da água determina a energia produzida numa barragem, planear onde colocar estações de tratamento de águas para diminuir os efeitos de indústrias poluentes, fazer chover sobre uma pequena montanha ou observar a erosão provocada pela água, são alguns dos desafios que encontra na área expositiva do Centro Ciência Viva de Tavira.

Para além dos módulos expositivos, os espaços laboratoriais onde se desenvolvem actividades e realizam experiências conferem ao Centro uma forte componente prática e experimental. Uma área de acesso à Internet completa a oferta deste espaço de divulgação científica.

http://www.tavira.cienciaviva.pt


Logo Porto Moniz

[ Centro Ciência Viva de Porto Moniz ]

A Região Autónoma da Madeira conta, desde o passado dia 4 de Setembro de 2004, com um novo espaço lúdico e de entretenimento aliado à ciência. O Centro de Ciência Viva do Porto Moniz é um novo espaço criado pela Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, através da Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, S.A., destinado a acolher exposições e outras acções de divulgação científica. Este Centro faz parte da rede de Centros de Ciência Viva criada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e constitui um amplo espaço, onde visitantes de todas as idades poderão embarcar numa experiência única de lazer aliado à ciência e ao conhecimento.

http://portomoniz.cienciaviva.pt/home/

 

Centro Ciência Viva de Aveiro

[ Fábrica de Ciência Viva ]

A Fábrica de Ciência Viva, Centro de Ciência Viva de Aveiro, é uma estrutura que visa promover a cultura científica e tecnológica através do incentivo à experimentação. O facto de a Universidade de Aveiro ter um papel central na criação e gestão deste centro, oferece-lhe características particulares.
A interacção com escolas de diferentes níveis de ensino, bem como a conquista de novos públicos para a ciência e tecnologia, são apostas fortes deste Centro.

http://www.fabrica.cienciaviva.ua.pt

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva


[ Centro Ciência Viva de Constância ]

Um novo espaço para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas em Constância, no dia 19 de Março de 2004.
O Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia resulta de uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Câmara Municipal de Constância, com o apoio do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. A sua fácil acessibilidade torna-o um equipamento de particular importância para a divulgação da Astronomia.

http://constancia.cienciaviva.pt/home

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva


[ Centro Ciência Viva da Amadora ]

O Centro Ciência Viva da Amadora é um espaço interactivo de ciência e tecnologia. Aberto ao público desde Setembro de 2003, é parte integrante da Rede de Centros Ciência Viva. O seu principal objectivo é promover a difusão da cultura científica e tecnológica entre os cidadãos. As exposições e as actividades permitem ao visitante a exploração de muitos e variados temas de uma forma activa, descontraída e lúdica.

http://amadora.cienciaviva.pt/home

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva


[ Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva ]

O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva desenvolve acções de promoção da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa, sendo o pólo dinamizador de uma rede de Centros Ciência Viva, com especial relevo para os já existentes no Porto, em Coimbra e em Faro.

Desde a sua abertura ao público, em Julho de 1999, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva tem mantido exposições interactivas de ciência e tecnologia, provenientes de vários centros de ciência do mundo. A afluência de público às exposições tem rondado uma média de 800 visitantes/dia.

info@pavconhecimento.pt

 

[ Exploratório Infante D. Henrique ]

Um espaço de procura e encanto com a ciência, através de uma exposição de módulos interactivos (de interior e exterior). O Centro desenvolve acções de formação para professores, apoio a alunos com necessidades educativas especiais, concepção e construção de "kits" didácticos e brinquedos científicos, actividades de pesquisa sobre aprendizagem em centros de ciência.

explora@mail.telepac.pt

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

 

[ Centro de Ciência Viva do Algarve - Faro ]

O Centro Ciência Viva do Algarve, inaugurado em Faro, em 1997, é um espaço de cultura científica e tecnológica, onde a ciência anda à solta, vai ter com o visitante, convida à interacção, apela à observação. É um local e à experimentação, onde o visitante encontra o prazer da descoberta, da navegação no mundo real e virtual, do desvendar das fronteiras do conhecimento.

O tema central é o Sol e a sua influência sobre a Terra e os seres vivos. Está instalado no antigo quartel de bombeiros, junto à doca de Faro.

info@ciencia-viva-alg.rcts.pt

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

 

logotipo planetário do Porto

[ Planetário do Porto ]

O Planetário do Porto abriu as suas portas ao público em Novembro de 1998. É propriedade da Fundação Ciência e Desenvolvimento, cujos fundadores são a Câmara Municipal do Porto e a Universidade do Porto. A gestão científica é feita pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).

O Planetário do Porto tem como missão principal o incentivo da população para a área das ciências, principalmente da astronomia e das tecnologias que lhe estão associadas. Para além das sessões, o Planetário dispõe de laboratórios cuja actividade experimental se centra nos conteúdos programáticos das escolas. Paralelamente, os espaços do Planetário são também alvo de dinamização cultural onde se realizam exposições, recitais de poesia, workshops ou lançamentos de livros.

geral@fcd-porto.pt

 

[ Centro Ciência Viva de Vila do Conde ]

O centro é um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação.
Utilizando o tema “A Água” e com carácter científico, lúdico e didáctico, o Centro Ciência Viva de Vila do Conde disponibiliza exposições interactivas, mediateca, mini laboratório, auditório, aquários, sala de monitorização ambiental e um espaço gratuito de acesso à Internet.
A funcionar na antiga Cadeia Civil de Vila do Conde, junto à estação da C.P., está aberto de Terça a Domingo das 10 às 18 horas.

info@viladoconde.cienciaviva.pt

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

 

[ Visionarium ]

Desde Julho de 1999 que o Visionarium - Centro de Ciência do Europarque - é membro associado da Rede de Centros Ciência Viva.

Situado em Santa Maria da Feira, convida os visitantes a participarem activamente numa grande aventura científica. Trata-se de um museu de ciência interactivo onde é possível realizar experiências manipulando os equipamentos expostos. Este Centro de Ciência é uma iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e constitui um amplo esforço no sentido de promover a cultura científica do país.

www.visionarium.pt

50% de desconto no bilhete de entrada para os sócios do Clube Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

 

 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71