Banner da zona
        English Version
[destaques]
   
 

Actividades CRIME NO MUSEU

06-07-2011 17:36:00


No âmbito da exposição interactiva CRIME NO MUSEU, o Pavilhão do Conhecimento promove nos próximos meses uma série de conversas e actividades que revelam ao público os rostos e as técnicas da investigação forense em Portugal. A participação é gratuita.

25 de Junho
15h00, Átrio
Crime no Museu – Obras de Arte
Obra de arte verdadeira ou imitação? Analise quadros ao microscópio, pigmentos e pinceladas com a ajuda de investigadores do Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa.

16h30, Átrio
Crime no Museu – Quadros Falsos
Como são identificados e apreendidos os quadros falsos pelas autoridades? Qual o destino destes materiais depois de resolvido o caso?
Conversa com Leonor Sá, directora do Museu da Polícia Judiciária (PJ), Óscar Pinto, inspector-chefe da PJ, e António João Cruz, Professor Adjunto do Departamento de Arte, Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar.

16 de Julho
16h30, Átrio
Crime no Museu: não há crimes perfeitos
Conversa com Carlos Farinha, Director do Laboratório Científico da PJ, e Algina Monteiro, Chefe da Área de Criminalística do Laboratório Científico da PJ.
Saiba qual o papel de investigadores e cientistas forenses na resolução de um caso e como uma personalidade curiosa e perspicaz pode ser decisiva. E, já agora, que nem tudo acontece como na televisão.

6 de Agosto
Todo o dia, Átrio e espaço exterior
A Polícia de Segurança Pública em acção no Pavilhão!
Conheça a maleta utilizada pela PSP na recolha de vestígios biológicos, treine a sua pontaria numa carreira de tiro móvel e assista a um treino das equipas de intervenção rápida da PSP e de cães-polícia.

17 de Setembro
16h30, Átrio
Na mente de um criminoso
O que leva alguém a cometer um crime? Qual o papel de um psicólogo criminal na investigação e de que forma o seu trabalho é importante na resolução de um caso? Conversa sobre psicologia criminal com Cristina Soeiro, psicóloga criminal da PJ.
[Imprimir]
 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71