Banner da zona
        English Version
[anteriores 00 - 01]
   
 

O Cérebro

Imagem Cérebro

Não é exagero considerar o Cérebro como o órgão mais importante do corpo humano. O Cérebro regula e coordena as nossas acções, os movimentos, o pensamento e as emoções.

"Como é o nosso cérebro", "O cérebro pensa" e "O cérebro faz mover o corpo", são os 3 grandes temas desta exposição onde podemos descobrir desde o comprimento das nossas células nervosas até entrar numa cabeça gigante que é um verdadeiro “Cinema do cérebro”.

Existem cerca de 70 actividades para experimentar e ficar a conhecer as funções, os componentes e as potencialidades do nosso próprio Cérebro.

Venha tentar subir uma escada impossível, tocar num cérebro verdadeiro, fazer uma corrida com a mensagem de uma célula nervosa, tocar música com as ondas cerebrais, aprender como funciona o nosso relógio biológico, experimentar diferentes tarefas mais facilmente realizadas pelos homens ou pelas mulheres, usar a
energia mental para controlar a sensação de dor ou fazer testes de personalidade e inteligência.

Pequenas células cinzentas
grandes pensamentos.

Um caderno temático sobre o cérebro.

Caderno temático dividido em capítulos desenvolvidos em torno do tema central “O Cérebro”. Especialmente concebido como acompanhamento pedagógico desta exposição do Experimetarium de Copenhaga, esta publicação contém igualmente quebra-cabeças e exercícios para manter o seu cérebro saudável.

As 56 páginas deste caderno são muito coloridas e bastante divertidas. Pode ser adquirido na livraria do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva por 7,5 €.

A exposição "O Cérebro" esteve patente de 05-05-2000 a 26-01-2001.

* Para conseguir visualisar documentos em formato .pdf precisa de instalar Acrobat Reader.


[Panorâmica] (72 kb)
[Consultar catálogo] (pdf; 1760kb)
[Download catálogo] (zip; 1625kb)
[ Consultar módulos ]
[Download módulos] (zip; 445kb)
[ Consultar paineis informativos ]
[Download paineis informativos] (zip; 507kb)
Módulo interactivo - [Palavras semelhantes] (19 kb)
Módulo interactivo - [Provérbios e Expressões] (14 kb)
Módulo interactivo - [Palavras ou cores] (8 kb)

Debaixo da Pele

Imagem Debaixo da Pele

O corpo humano é a última fronteira. Fronteira do conhecimento, limiar do Saber. É através da Tecnologia que o homem conhece mais acerca de si próprio e do seu corpo. Só “mergulhando por debaixo da pele”, se consegue desvendar os segredos do que está para além do olho humano. Assim se desenvolvem tecnologias e ferramentas que nos ajudam nesta “viagem” virtual.

A descoberta do corpo humano começou com a dissecação de cádaveres. Hoje em dia, os avanços tecnológicos permitem obter diagnósticos cada vez mais precisos e sem sofrimento para o doente, com técnicas não invasivas do corpo humano. O limiar tecnológico foi ultrapassado com a invenção do Raio X.

A introdução das técnicas de diagnóstico computorizadas contribuiu para o avanço das técnicas de imagiologia, que permitem realizar imagens de corte de qualquer plano do organismo.

Nesta exposição do Deutsches Museum estão patentes muitas técnicas de exploração do corpo humano, desde o Raio X à Ecografia e à Medicina Nuclear. Serão elas que irão permitir ultrapassar a última fronteira.

Debaixo da Pele
Uma viagem através do Corpo Humano

Catálogo que descreve em pormenor as técnicas actualmente utilizadas na Imagiologia - os diferentes métodos de observação da anatomia interna - e apresentadas nesta exposição do Deutsches Museum de Munique.

Com 89 fascinantes imagens de alta resolução e 64 páginas, este catálogo pode ser adquirido na nossa livraria, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva por 7,5 €.

A exposição "Debaixo da Pele" esteve patente de 06-06-2000 a 22-02-2001.


[Panorâmica] (65 kb)
[Consultar catálogo] (pdf; 1448kb)
[Download catálogo] (zip; 1248kb)
[ Consultar módulos ]
[Download módulos] (zip; 354kb)
Módulo - [Só para bebés] (2.767 kb)
Módulo - [Coração] (4.666 kb)
Módulo - [Voltas ao cérebro] (1.110 kb)

ESA - European Space Agency

Imagem ESA

A ESA – Agência Espacial Europeia apresentou-se ao público no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, através de uma exposição que decorreu de 15 de Junho a 1 de Outubro. Com a adesão de Portugal, passaram a ser 15 os estados membros desta organização europeia.

São apresentadas as principais actividades da ESA - satélites e telecomunicações, observação da Terra e meteorologia, lançadores, voos habitados e laboratórios espaciais, exploração do Sistema Solar e do espaço longínquo- em particular aquelas em que Portugal irá participar.

http://www.esa.int

Informação sobre a ESA em português:

http://www.esa.int/export/esaCP/Portugal.html

A exposição "ESA - European Space Agency" esteve patente de 15-06-2000 a 01-10-2000.


[Panorâmica] (80 kb)
 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71