Banner da zona
        English Version
[anteriores 05 - 06]
   
 

NanoDiálogo

Exposição europeia para promover o diálogo sobre a Nanotecnologia.

O objectivo desta exposição é informar e estimular o debate sobre a Nanotecnologia e os impactos que ela poderá vir a ter no nosso dia-a-dia. Como irá a Nanotecnologia mudar as nossas vidas?

A Exposição aborda os novos materiais e as aplicações que estão a ser produzidas em todo o mundo. Fármacos mais eficazes, materiais para próteses bem toleradas pelo nosso organismo, biosensores para a medicina e a monitorização do ambiente, telecomunicações e electrónica são algumas das aplicações em que a nanotecnologia promete vir a mudar as nossas vidas.

Pretende-se também, implementar o diálogo entre a comunidade científica e os demais cidadãos, a fim de identificar as principais preocupações e expectativas destes grupos.

Visite-nos e, antes de sair, deixe os seus comentários, preenchendo o questionário disponível em papel ou na versão electrónica. Esta informação será, posteriormente, traduzida em recomendações a ter em conta na definição das prioridades políticas da agenda europeia da investigação e como ponto de partida de futuros debates.

Para além do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, a exposição está patente ao público em 7 outros Centros de Ciência europeus:

  • Fondazione IDIS-Città della Scienza, Itália
  • Centre de Culture Scientifique, Technique et Industrielle de Grenoble,
  • Flanders Technology International Foundation, Bélgica
  • Deutsches Museum, Alemanha
  • Universeum AB, Suécia
  • Ahhaa Science Centre, Estónia
  • Fundaciò Parc Cientìfic de Barcelona

O Projecto conta ainda com a parceria das seguintes instituições:

  • Association MQC2, Itália
  • University of Westminster-Centre for the Study on Democracy, Reino Unido
  • ECSITE-The European Network of Science Centres and Museums, Bélgica

Para dar a conhecer a investigação portuguesa nesta área, estão programados encontros com investigadores na exposição ao sábado à tarde, para que o público possa conhecer de perto os protótipos que estão a desenvolver e debater as perspectivas que esta área traz para o nosso dia-a-dia. Também a indústria portuguesa produz já tecidos impregnados com nanopartículas e vidros que permanecem sempre limpos, os quais poderá ver na exposição.

De 25 de Março de 2006 a 20 de Agosto de 2006.


Vida Fácil!

Já imaginou viver sem água canalizada? Sem usar cartões magnéticos? Sem semáforos nas ruas? Sem máquina de lavar? Sem computador?
Difícil, não é? E, no entanto, a vida era assim.

Venha descobrir como a Ciência e a Tecnologia tornam a vida mais fácil. Experimente ainda como poderá ser diferente num futuro próximo.

De 18 de Outubro 2005 a 15 de Agosto 2006.

[ Consultar módulos ]
[ Download módulos ] (zip; 1641kb)
 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71