Banner da zona
        English Version
[permanentes]
   
 

Explora

Imagem Exploratorium

Já imaginou poder tocar num tornado e até mesmo ser capaz de o modificar? Sabia que nem todas as sombras são a preto e branco?
Quantas cores diferentes consegue fazer com as suas sombras?

Conseguir fazer uma bolha de sabão gigante com apenas um leve sopro, e ainda antes de ela rebentar vermos as suas cores cintilantes é mais uma das possibilidades desta exposição.

Podemos ainda fazer desaparecer “aquele” amigo deixando apenas o seu sorriso...

Na sala do Explora tudo isto e muito mais, é possível.

Originalmente concebido pelo físico Frank Oppenheimer em 1969, o Exploratorium de São Francisco, centra a sua atenção na Natureza tendo como tema condutor a percepção humana. A física, o humor e a arte coexistem para criar módulos interactivos e instrutivos.

Os visitantes podem explorar por si próprios, experimentar à sua vontade, num espaço que se pretende como uma "floresta de fenómenos naturais”. São estes fenómenos do dia a dia de todos nós, por vezes aparentemente complexos, que aqui são abordados de uma forma divertida, simples, familiar, de um ponto de vista universal e científico.

* Para conseguir visualisar documentos em formato .pdf precisa de instalar Acrobat Reader.


 

[ Mapa da exposição ]

[Panorâmica] (65 kb)
[ Consultar módulos ]
[Download módulos] (zip; 596kb)
Módulo interactivo - [Ponto esbatido] (50 kb)
Módulo interactivo - [Pêndulo caótico] (6 kb)
Módulo interactivo - [Deformações circulares] (9 kb)

Vê, Faz, Aprende!

Imagem Vê, Faz, Aprende!

Observar, experimentar, tocar, mexer, sozinho ou em grupo, repetir, concluir, são actividades que podes realizar nesta colecção de 66 módulos interactivos que vieram de dois centros de ciência europeus.
Experimentar com o nosso esforço físico produzir a energia necessária para lançar um Foguetão de Hidrogénio e observar com atenção a electrólise da água – separar o oxigénio do hidrogénio - e depois da contagem decrescente o lançamento do foguetão.
Este módulo faz parte do conjunto que veio do Techniquest, um centro de ciência no País de Gales.

Também podemos deitar-nos numa cama de pregos e sentir como os faquires que, afinal, não custa nada pois o nosso peso fica distribuído por milhares de pontas de pregos. A Cama de Faquir é um dos módulos que veio do centro de ciência finlandês, Heureka.

Estes são somente dois exemplos do muito que se pode ver, fazer e aprender nesta sala de exposições do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.


  [ Mapa da exposição ]

[Panorâmica] (72 kb)
[ Consultar Módulos - 1ª parte ]
[ Consultar Módulos - 2ª parte ]
Módulo interactivo - [Andar na Lua] (23 kb)
 
Módulo Bicicleta Voadora
Veja a explicação deste módulo pelo Prof. Carlos Fiolhais:

(wmv 2.107 kb)

Casa Inacabada

Imagem Casa Inacabada

A casa estava por acabar. Alguma coisa tinha acontecido. Era preciso terminar o trabalho. A brigada especial foi chamada. Sob as ordens do Chefe de Obra, a equipa poe mãos à obra e, em cerca de 45 minutos, a casa fica pronta.
Os maquinistas manobram a grua para içar os materiais, os aprendizes de pedreiro montam as paredes com os tijolos e os painéis de espuma. O andaime ajuda à construção das paredes e carrinhos de mão, baldes e roldanas facilitam o trabalho da equipa.

Este estaleiro é especial. Aqui não entram adultos. Pensado para crianças dos 3 aos 6 anos, este é um projecto onde elas podem brincar livremente. Os diferentes elementos da construção são adaptados à sua dimensão e foram pensados para oferecerem um ambiente de total segurança para quem lida com eles.

Assim que chegam a este estaleiro especial, as crianças vestem o seu colete de trabalho e colocam o seu capacete de protecção. Cumpridas estas regras, a criança passa a barreira de segurança e é informada sobre as condições de segurança, as missões e as tarefas a cumprir. Cada um desempenha o seu papel.

A Casa Inacabada vinda da Cité des Sciences et Industries, está à vossa espera.


[Panorâmica] (89 kb)
 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71