Banner da zona
        English Version
[temporárias]
   
 

Sexo… e então?!

A exposição “Sexo… e então?!” é uma exposição sobre sexualidade e amor destinada especialmente aos pré-adolescentes, recomendada para a faixa etária dos 9 aos 14 anos, mas que, seguramente, interessará ao público em geral, em especial aos pais, professores e educadores.

Uma exposição, uma ética

Tratar a sexualidade é também uma ocasião para:

• Promover a igualdade entre os sexos;
• Transmitir aos adolescentes uma percepção positiva do amor e da sexualidade numa perspectiva de relação verdadeira;
• Promover valores fundamentais nas sociedades modernas, como o mútuo consentimento e o respeito.

A Exposição “Sexo… e então?!” cumpre também uma importante missão junto dos jovens; uma missão de informação, de prevenção e de protecção.
Esta exposição foi concebida pelo conceituado centro de ciência Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris, com o apoio de especialistas em educação sexual para a infância e adolescência, sendo desenvolvida com a colaboração directa de famílias, alunos e professores.
“Sexo… e então?!” mostra o amor e a sexualidade através da perspectiva humorística e irreverente de dois personagens carismáticos da banda desenhada, Titeuf e Nádia, com origem no livro “Le guide du Zizi Sexuel”, de Hèlene Bruller, com ilustrações do famoso cartoonista Zep. O livro foi editado em Portugal em 2004 pelas Edições Asa, com o nome “O guia da vida sexual da malta nova”

Uma exposição para descobrir em família, com a turma ou entre amigos.
A equipa educativa do Pavilhão do Conhecimento prestará todo o apoio aos professores, que são por isso convidados a visitar gratuitamente esta exposição para melhor preparar as suas visitas.

Para os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico que visitam a exposição, aconselha-se a realização da actividade pedagógica “Sexo... e então?!”, que permite aprofundar e debater alguns dos temas abordados na exposição.

“Sexo… e então?!” pode ser visitada até 28 de Agosto de 2011.


"Sexo... e então?!" na imprensa

Recursos educativos para professores

Consultar módulos e conteúdos

ESTAR APAIXONADO

O amor é difícil de explicar, mesmo para os adultos. Qual a importância das hormonas no amor? Como se troca um beijo ou se declara a alguém que se está apaixonado? A primeira parte desta exposição aborda várias questões importantes sobre a paixão.

No escurinho do cinema
Não me cheira!
O amor é cego!
Estar nas nuvens
Bem-me-quer, mal-me-quer
Galeria dos beijos
Máquina das declarações
Apaixonómetro

A PUBERDADE

A puberdade representa a fase de transição da infância para a vida adulta e é acompanhada de várias mudanças biológicas e fisiológicas que preparam o corpo para a reprodução. Mas as mudanças não ocorrem só por fora. O jovens também mudam por dentro, começam a ficar mais independentes e maduros. A segunda parte da exposição fala da puberdade e das mudanças corporais que acontecem nesta fase.

Puberdade automática
Karaoke no duche
Pêlos por todo o lado
Um órgão de cheiros

FAZER SEXO

A terceira parte da exposição fala sobre a relação sexual, de uma forma que é acessível a todos, mesmo aos mais jovens.

O que é uma relação sexual?
As faces do amor
Para que servem os preservativos?
A onda dos preservativos
O que não se deve fazer?

FAZER UM BEBÉ

Na escola do Titeuf e da Nadia, o visitante pode explorar vários módulos que abordam a temática da concepção de um bebé, desde o momento da fecundação até ao nascimento, passando pelas várias fases da gestação.

O que é fazer um bebé?
Como são as células sexuais?
O que faz mal e bem ao bebé?
O rali dos espermatozóides
Na barriga da mamã
9 meses em 15 minutos

PROIBIDO A ADULTOS

Este espaço é proibido a adultos, não porque não possam saber o que se passa lá dentro, mas apenas para os jovens ficarem mais à vontade na exploração de alguns módulos. Na realidade, os adultos que ficam cá fora têm acesso a toda a informação que os mais novos estão a receber lá dentro.
Aqui, os jovens vão encontrar muitas respostas esclarecedoras sobre a constituição e o funcionamento do sistema reprodutor feminino e masculino e responder a algumas questões que possam ser mais embaraçosas.

Mapas do sexo feminino e masculino
O telefone do amor

ABRE A PESTANA

Cuidado!
Há gestos de afecto que são perfeitamente normais mas, por vezes, há atitudes que não achamos normais e nos deixam com dúvidas: o que fazer se alguém nos pede uma fotografia na internet? Ou se alguém nos toca de uma forma que não gostamos? Este módulo aborda, através de desenhos animados, várias questões relacionadas com os perigos da internet e do abuso sexual.

O QUESTIONÁRIO DA VIDA SEXUAL

No fim da exposição o Titeuf e a Nádia desafiam os visitantes a testar os seus conhecimentos sobre sexualidade. Pode jogar-se em grupo ou sozinho e no final haverá um quadro de pontuações para ver quem aprendeu mais na exposição “Sexo… e então?!”

 


 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71