Banner da zona
        English Version
[Projectos]
   
 

PROJECTOS

NetS-EU
Logo Nets-EU

Com o objectivo de recolher, difundir e explorar formas de implementação de metodologias de aprendizagem e ensino não-formais para as ciências, o Pavilhão do Conhecimento- Ciência Viva é parceiro no projecto Europeu Network to Improve non-formal Science Teaching in Europe.

Financiado pelo instrumento Lifelong Learning Programme – Comenius, o projecto irá promover workshops para professores, três conferências internacionais Comenius e o desenvolvimento de uma plataforma online de partilha de boas práticas, materiais educativos e artigos científicos sobre Inquiry Based Science Education e aprendizagem não-formal.

O Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva associa-se neste projecto a sete entidades europeias (centros de ciência e institutos de educação): Idis – Cittá della Scienza (Itália), AHAPunkt (Áustria), Integra (Eslovénia), L4L (República Checa), Exploradome (França), Experimentarium (Dinamarca) e Technopolis (Bélgica). (mais)


MIC - My Ideal City
Logo MIC

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é parceiro num projecto europeu que tem como principal objectivo incentivar a comunicação em ciência e tecnologia numa dimensão europeia, através dos museus e centros de ciência. Mais especificamente este projecto produzirá uma exposição virtual sobre cidades ideais, reproduzindo também aspectos e detalhes das próprias cidades dos diferentes parceiros, sensibilizando os seus visitantes para a necessidade de uma comunicação entre ciência, a tecnologia, as instituições e pessoas.

O Pavilhão do Conhecimento associa-se ao Museo Tridentino di Scienzi Naturali e à IUAV – Universidade de Veneza em Itália, ao Experimentarium na Dinamarca e ao Bloomfield Science Museum em Israel no sentido de proporcionar aos seus visitantes o contacto com a “cidade ideal virtual” através da partilha de práticas dos diferentes parceiros no desenvolvimento de ambientes virtuais e no incentivo à comunicação em planeamento urbanístico.

O projecto terá uma duração de 2 anos estando prevista a inauguração da exposição no Verão de 2010. (mais)


Open Science Resources
Logo Open Science Resources

O Open Science Resources (OSR) é um projecto co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa eContentplus, com a duração de 36 meses. Tendo inicio em Junho de 2009 tem como objectivo a criação de um repositório de objectos digitais científicos – actualmente dispersados em museus e centros de ciência europeus – tornando-os mais acessíveis e disponíveis, assim como mais aplicáveis em contextos de aprendizagem formais e informais.

Pelo portal OSR, os usuários terão a possibilidade de examinar as colecções digitais disponíveis em museus e centros de ciência europeus, seguir caminhos educativos apelativos que unem os objectos com outras informações bem definidas e enriquecer os conteúdos através da colocação de tags à sua escolha. O projecto irá, igualmente, propor um Roadmap.

Este instrumento incluirá recomendações e linhas gerais para o desenvolvimento de conteúdos em Educação Científica e actividades. No desenvolvimento deste projecto o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva associa-se a 19 entidades desde museus, centros de ciência, fundações educativas e universidades, tendo como coordenador o Ecsite. (mais)

 

Projecto Hulda
Logo Hulda

O Pavilhão do Conhecimento-Ciência viva é o parceiro português do projecto europeu HULDA, que pretende fazer viajar por 10 portos da Europa um veleiro centenário que traz a bordo uma exposição subordinada ao tema arte e ciência. A viagem ligará as cidades de Estocolmo a Istambul e durará vários meses. Em Setembro deste ano o veleiro HULDA atracará na cidade de Lisboa, na zona do Parque das Nações, e nele poderão ser vistas algumas obras de arte do artista turco Ilha Koman. O projecto Hulda é, aliás, uma iniciativa da Ilha Koman Foundation for Arts & Cultures. A par da exposição, cada parceiro dinamizará, junto ao veleiro, um conjunto de actividades dirigidas ao público mais novo. (mais)

 

Projecto Time for Nano
Logo Time for Nano

O Pavilhão do Conhecimento é parceiro do projecto Time for Nano que tem como principal objectivo estimular a participação do público, em especial dos jovens, no debate sobre nanociência e nanotecnologias, assim como as oportunidades e riscos associados ao seu desenvolvimento na sociedade. A exploração da temática da Nanociência e Nanotecnologia irá permitir a participação dos jovens num Concurso Europeu sobre N&N, construção de um nano-kit e a implementação de cursos de formação para professores. Este projecto envolve mais 12 instituições europeias que irão reunir esforços para que este tema passe a fazer parte do dia-a-dia dos jovens e estudantes e que os professores possam inclui-lo na sua prática docente. (mais)


Consulte toda a informação sobre a competição de vídeo e os nanodias aqui.

 

Projecto Pilots
Pilots

Com o objectivo de partilhar boas práticas de trabalho entre monitores de Centros e Museus de Ciência na Europa, o Pavilhão do Conhecimento encontra-se envolvido no projecto Pilots. O projecto irá promover 4 Cursos de Formação dirigidos a monitores assim como criar uma plataforma na Internet onde será possível partilhar instrumentos de trabalho, actividades didácticas e artigos que resultam da investigação nesta temática. Neste projecto, o Pavilhão do Conhecimento junta-se ao Ecsite (Bélgica), ao Technopolis (Bélgica), ao Hisa Experimentov (Eslovénia), à Cité des Sciences et de l’industrie (França), ao Sissa Medialab (Itália) e à Fondazione Museo Nazionale della Scienza e della Tecnológica “Leonardo da Vinci” (Itália) para construir um conjunto de materiais pedagógicos que melhorem o papel e a função do monitor num Museu ou Centro de Ciência. (mais)

 

Projecto GAPP
Logo GAPP

Durante dois anos este projecto teve como propósito incentivar os jovens, nomeadamente raparigas, a prosseguirem estudos e carreiras na área das Ciências, da Tecnologia e da Engenharia. Foram promovidos grupos de discussão entre alunos dos 9º e 12º anos, professores e pais. Paralelamente efectuaram-se entrevistas individuais a várias personalidades do meio científico, investigadores, empresários, directores de parques de ciência e políticos.

O produto final deste projecto foi o desenvolvimento do Blogue do Cientista, cujo principal objectivo foi permitir a aproximação de jovens e investigadores em várias áreas científicas. (mais)

 

Permanent EuropeaN resource Centre for Informal Learning

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é o parceiro português do [ PENCIL ] (Permanent EuropeaN resource Centre for Informal Learning). Este projecto europeu, que abrange 14 países, é coordenado pela rede de museus e centros de ciência que constituem o [ ECSITE ], combinando programas de intervenção no terreno com investigação académica para abordar o ensino informal das ciências. (mais)


Minerva – ODL (Open Distance Learning)

O projecto Minerva – ODL tem por objectivo promover o trabalho dos especialistas em ciências da educação e o uso do ensino informal recorrendo a fontes externas à escola. (mais)


Projecto PULSE

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva foi um dos parceiros no projecto Europeu PULSE (Public Understanding of Life SciencE), que envolveu mais de 300 jovens de três países Europeus (Dinamarca, Itália e Portugal). (mais)


 
Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 Lisboa, Portugal
Reservas: +351 21 891 71 04 / Tel Geral: +351 21 891 71 00 / Fax: +351 21 891 71 71